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Como cadastrar um novo cliente?

O módulo de “Cadastro de Clientes” no Artemis5 foi projetado para o registro e gerenciamento eficiente das informações relacionadas aos clientes do seu empreendimento.

Com este módulo, é possível cadastrar de forma simples e rápida os dados essenciais dos clientes, tais como nome, endereço, informações de contato, número de CPF ou CNPJ, e outros detalhes relevantes.

É crucial garantir a precisão e integridade dos registros de clientes, uma vez que a emissão de notas fiscais depende dessas informações.


Para cadastrar um novo cliente, na barra de menus, clique em: Cadastros → Clientes: 

No módulo Clientes, clique em: Cadastrar Novo:

INFORMAÇÕES BÁSICAS

  • Tipo de Cadastro: Informe se este cliente é Pessoa Física ou Pessoa Jurídica;
  • Cadastro Aprovado: Utilizado pelo financeiro para aprovar ou não um cliente (utilizado por distribuidoras, por exemplo);
  • Tipo de Cliente: Informe se este cliente é um cliente loja física ou apenas loja virtual;
  • Tornar esse Cliente um Usuário: Caso este cliente também seja um usuário da plataforma, selecione sim.

Após preencher os campos acima, prossiga com as informações solicitadas: 

  • CPF ou CNPJ: Insira o CPF (caso PF) ou CNPJ (caso PJ) do cliente;
  • RG ou IE: Insira o RG (caso PF) ou IE (caso PJ) do cliente;
  • R.E ou I.M: Caso o cliente cadastrado seja policial, insira o Registro Estatístico ou Insira a Inscrição Municipal, caso PJ
  • Nome: Insira o nome do cliente. É o único campo obrigatório; 
  • Data de Nascimento: Insira a data de nascimento do cliente;
  • Apelido: Caso o cliente tenha um apelido, insira neste campo;
  • Dados de Contato: Informe os telefones e e-mail de contato;
  • Endereço Principal: Informe o endereço do cliente. Será utilizado na cotação de fretes no momento das compras;
  • Endereço Adicional: Caso o cliente possua mais de um endereço, informe-os aqui:

INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES

O preenchimento das informações deste campo não são obrigatórias, mas complementarão o cadastro do cliente:

  • Indicação: Caso este cliente seja uma indicação, clique em “Sim”; 
  • Como encontrou? Selecione como o cliente encontrou o empreendimento; 
  • Finalidade? Informe o objetivo deste cliente, por exemplo: em empreendimentos que vendem suplementos, a finalidade pode ser “ganho de massa”, “hipertrofia”, etc.
  • ID Externo: É utilizado em casos onde o lojista faz uso de algum outro código para identificação interna ou utiliza algum outro sistema. Cada empreendimento pode ter um código distinto. 
  • Empreendimento/Cliente: Utilizado internamente, desconsiderar;
  • Limite de Crédito: Informe qual será o limite de gasto deste cliente;
  • Vendedor Responsável: Caso possua, informe o vendedor responsável por atender este cliente;
  • Cliente Fixo: Utilizado como autosserviços, onde o usuário irá realizar vendas para si próprio, sem a necessidade de um vendedor. Para inserir o ID do usuário neste campo, é necessário salvar o usuário, selecionar o ID na tela de cadastros e inserir neste campo;
  • Nº Inscrição SUFRAMA: Caso possua, informe o número da inscrição da SUFRAMA;
  • Natureza Padrão (Contas a Pagar/Receber): Informe a Natureza Padrão deste cliente;
  • Newsletter: Caso este cliente seja assinante da Newsletter, selecione “Sim”;
  • Anexos: Utilize este campo para anexar qualquer documento que julgar necessário na composição do cadastro; 
  • Informações de Cobranças: Utilize este campo para registrar tentativas de contato, quando devedor;
  • Redes Sociais: Informe as “Redes Sociais” do cliente;
  • Dados Bancários: Informe os “Dados Bancários”; 
  • Referências: Informe as “Referências” deste cadastro.

EMPREENDIMENTOS

É possível compartilhar um cadastro entre empreendimentos. Para isso, clique em “(+) Incluir” e selecione os empreendimentos que este cadastro será compartilhado:

Após selecionar os empreendimentos, informe qual será o perfil que este cliente terá em cada empreendimento, podendo ser perfis diferentes em cada um. Para criar novos perfis, clique aqui.

DADOS FISCAIS

São utilizados para “Clientes – Pessoa Jurídica”, onde deve-se informar o regime que essa empresa trabalha:

  • Regime Tributário: Informe qual o Regime Tributário deste cliente; 
  • Regime PIS/Cofins: Informe qual o Regime PIS/Cofins deste cliente; 
  • Tipo de Empresa: Informe o tipo de empresa deste cliente: Pública ou Privada;
  • Zoneamento: Informe qual o Zoneamento deste cliente; 
  • Contribuinte ICMS: Selecione “Sim” caso o usuário seja contribuinte ICMS;
  • Isento I.E.: Selecione “Sim” caso o usuário seja Isento da Inscrição Estadual;
  • Contribuinte IPI: Selecione “Sim” caso o usuário seja contribuinte IPI. 

Após finalizar o cadastro, clique em “Salvar”. O cliente estará salvo. 

Observação:

  • Caso o cliente seja bloqueado, não será possível realizar nenhuma venda para este cliente, desde que o campo “Permitir realizar vendas com clientes bloqueado?” (localizado em “Configurações” → “Configurações Gerais” → “PDV”) esteja marcado como sim.