Como podemos te ajudar ?

Como criar um novo grupo de comissão?

O módulo “Grupos de Comissão” é utilizado para a gestão do comissionamento de vendedores e representantes comerciais. É especialmente útil para empreendimentos que possuem políticas de comissionamento diferenciadas com base em grupos e faixas de comissão.

Por meio desse módulo, é possível criar e configurar grupos de comissão, estabelecendo faixas específicas de remuneração para cada perfil de usuário. Ao cadastrar um novo usuário no Artemis5, um campo será disponibilizado para a seleção do grupo ao qual esse perfil pertence.

Ao definir as faixas de comissão para cada grupo, é possível estabelecer percentuais ou valores fixos de comissão, bem como determinar os critérios necessários para que um usuário se enquadre em determinada faixa. Esses critérios podem incluir metas de vendas, performance ou outros indicadores relevantes para a política de comissionamento.


Para criar um novo grupo de comissão, na barra de menus, clique em: Configurações → Comissão – Grupos de Comissão:

No módulo “Grupo de Comissão”, clique em “+ Novo Grupo”: 

  • Comissão por: Defina como será aplicada a comissão, sendo por produtos, categorias ou por produtos e categorias: 

Caso opte por produtos, abrirá uma aba ao lado de “Informações Básicas” onde será possível selecionar quais serão os produtos que irão gerar comissão. Para selecionar os produtos, clique em (+):

O mesmo ocorre com as categorias. Caso opte por categorias, abrirá uma aba ao lado de “Informações Básicas” para selecionar quais serão as categorias que irão gerar comissão. Para selecioná-las, clique em (+): 

Caso a opção escolhida seja “Todos”, todos os produtos do empreendimento terão uma comissão aplicada sobre eles. 

Observação: é necessário que os produtos estejam devidamente associados às categorias.

  • Descrição: Neste campo deve-se informar o nome do grupo de comissão.
  • Tipo de Comissão: É possível selecionar dois tipos de comissão: Por totalização ou categorizada. 

Por totalização é o tipo de comissão mais utilizada, onde o usuário recebe uma porcentagem sobre o valor da venda realizada. Por exemplo: O vendedor realizou uma venda de R$ 15.000,00 e tem direito a 10% de comissão, consequentemente, a comissão dele será de R$ 1.500,00. 

Para informar qual será a comissão, preencha-a no campo: “% Comissão”: 

Ao selecionar o tipo “Categorizada por”, será possível definir se essa comissão será escalonada por metas ou não. 

Caso não seja, é definido um percentual de comissão por tipo de produto, sendo produtos de marca própria, marcas de terceiros ou atacado/distribuição. 

Para calcular a comissão por marca (seja marca própria ou de terceiros), ao cadastrar um produto, deve-se selecionar qual sua marca.

A comissão por atacado/distribuição é definida no PDV na realização de uma venda, onde o vendedor deve selecionar seguinte checkbox:

Para inserir a porcentagem de comissão, deve-se inserir no campo destacado abaixo: 

Caso a comissão seja escalonada por metas, deve-se criar uma faixa de escalonamento, onde define-se as faixas por metas de vendas. No exemplo abaixo, temos a seguinte representação: 

  • de 0% até 70% da meta estabelecida, há uma porcentagem específica por grupos (marcas próprias, terceiros e atacado/distribuição); 
  • de 70,01% até 100% da meta estabelecida, há outra porcentagem específica por grupos. E assim por diante. 

Para criar novas faixas de escalonamento, clique no (+), na última coluna, ao lado de “% Comissão”: 

Após finalizar todos os procedimentos, clique em “Salvar”.