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Como configurar um terminal de atendimento?

O Terminal de Atendimento é utilizado para concretizar as vendas realizadas dentro da plataforma. Essa área é onde ocorre o processo final de uma transação comercial. O Terminal de Atendimento, também conhecido como caixa ou PDV (Ponto de Venda), oferece duas modalidades de utilização: o “modo loja” e o “modo representante”.

No “modo loja“, o Terminal de Atendimento é utilizado quando o cliente está presente para efetuar a compra. É a forma tradicional de operação em estabelecimentos físicos, como lojas varejistas. Nessa modalidade, os produtos são selecionados, as formas de pagamento são definidas e a venda é concluída na presença do cliente. Todo o processo ocorre de forma imediata e não requer aprovação adicional do financeiro ou processo de expedição.

Já no “modo representante“, o Terminal de Atendimento é utilizado por representantes comerciais que atuam em atacados, distribuidoras ou vendas externas. Nessa modalidade, o representante pode realizar vendas em nome da empresa, mesmo estando fora do estabelecimento físico. Essa funcionalidade permite a emissão de pedidos, cálculo de descontos, definição de condições comerciais e registro de informações relevantes para a negociação. Os pedidos realizados no “modo representante” são processados posteriormente pelo empreendimento.

Então, antes de iniciarmos qualquer venda é necessário configurar um terminal de atendimento. 


Para isso, na barra de menus, clique em: Configurações → Empresa – Terminais de Atendimento: 

Clique em “Novo Caixa” para exibir os campos para cadastro: 

  • Descrição: Informe qual será o nome deste terminal de atendimento. Por exemplo: Caixa – 1;
  • IP: É o IP do computador que irá utilizar o terminal de atendimento. 

Caso utilize Windows, para identificar o IP da máquina, clique nas teclas: Windows + R do teclado e busque por cmd. No prompt de comando, busque por “ipconfig”. O IP será o “Endereço IPV4”: 

  • Qtd. Vias Impressão: Informe quantas vias de impressão do cupom não fiscal serão impressas ao finalizar uma venda; 
  • ID Externo: Caso utilize um PDV externo, informe o ID; 
  • Acesso: Selecione “Ambos”;
  • Depósitos: Caso o empreendimento utilize mais de um depósito, é possível selecioná-los e configurar qual será a ordem de saída dos produtos ao zerar um estoque;
  • Permitir selecionar o tipo de venda via caixa? Neste campo é definido a forma que este terminal de atendimento irá trabalhar. Ao selecionar “Sim”, é exibido um campo ao lado de ID Externo chamado “Modo de Vendas”, onde é possível selecionar: modo loja ou modo representante. 
    • Modo loja: É o modo mais usual, onde apenas a venda é registrada, sem vincular ou cadastrar o cliente à venda, iniciando e terminando no mesmo momento. Caso o lojista trabalhe com “fiado”, é pelo modo loja que a venda é realizada. Neste caso, é necessário cadastrar o cliente ou vinculá-lo à venda.
    • Modo representante: É o modo onde a venda passa por várias etapas, sendo: financeiro, expedição, etc. É utilizado pelos representantes comerciais e o cliente é cadastrado e vinculado à venda.
  • Emitir CF-e? Se selecionar “Sim”, será obrigatório a emissão do cupom fiscal por este terminal de atendimento;
  • Exibir Lembrete para trocar de vendedor? Partindo do princípio que nem todo operador de caixa é vendedor, esta configuração é utilizada para lembrar o operador de caixa de alterar o vendedor a cada registro de venda, visto que, se não fizer a alteração, todas as vendas sairão em nome do operador;
  • Operação Padrão: Informe qual a operação utilizada para emissão do cupom fiscal;
  • Modelo de Impressora: Informe qual o modelo da impressora que irá imprimir os cupons; 

Segue um exemplo de um caixa configurado: 

Após finalizar todas as configurações, clique em salvar. 

UTILIZANDO UM PDV – MODO LOJA

O cadastro de um terminal de atendimento pode ser realizado em qualquer computador, desde que a pessoa que está realizando o processo tenha a devida permissão. 

Porém, é necessário inserir no computador correspondente ao terminal de atendimento, o IP da máquina (o mesmo utilizado no cadastro do Terminal de atendimento). 

Para isso, acesse o menu Configurações → Configurações Gerais → PDV → IP do Caixa, insira o IP e clique em “Salvar”. 

Observação: Se o usuário fizer a limpeza dos arquivos temporários do computador, esses dados serão apagados, sendo necessário configurá-los novamente (será exibida uma mensagem de “Caixa não configurado”). 

UTILIZANDO UM PDV – MODO REPRESENTANTE

Após realizar a configuração do terminal de atendimento, é necessário vincular o representante comercial ao PDV do estabelecimento, uma vez que o representante não utilizará o mesmo terminal todas as vezes. 

Para isso, na tela de terminais, identifique o ID do terminal de atendimento cadastrado: 

Agora, no módulo de Clientes/Usuários, localize o cadastro do representante que será vinculado ao terminal e insira o ID do terminal no campo “Empreendimento”, no cadastro do representante:

Após finalizar a inserção, clique em salvar. 

Prontinho, o representante poderá utilizar o PDV – modo representante em qualquer computador, independente o local. 

Observação: Caso um representante tenha acesso a mais de um estabelecimento, é possível vincular seu cadastro a todos, desde que, em cada empreendimento ele possua um terminal de atendimento configurado. Por exemplo: