Como podemos te ajudar ?

Como realizar a devolução de um produto e gerar um vale trocas?

Caso algum cliente opte por devolver um produto, é importante registrar essa devolução no Artemis5 para garantir um controle preciso do estoque e das transações. Para realizar o lançamento da devolução, você precisará do ID da venda original associada ao produto devolvido.

No sistema, você deverá acessar o módulo “Devoluções de Vendas”, onde será solicitado a inserir o ID da venda relacionada à devolução.

Com o ID da venda em mãos, você poderá prosseguir com o preenchimento dos detalhes da devolução, como o motivo, a data, o(s) produto(s) devolvido(s) e a quantidade. Essas informações são cruciais para rastrear a devolução e atualizar o estoque corretamente.


LOCALIZANDO O ID DA VENDA

Na barra de menus, clique em: Vendas → Consulta de Vendas: 

Com a ajuda dos filtros, localize a respectiva venda. 

No exemplo abaixo, utilizamos os filtros “Status”, “Data Inicial” e “Data Final”: 

Anote o ID referente à venda que deseja devolver (O ID é esse número da primeira coluna, apontado pela seta). 

REGISTRANDO UMA DEVOLUÇÃO

Para registrar uma devolução, na barra de menus, clique em: Vendas → Devoluções de Vendas:

Em seguida, clique em “Nova Devolução” e informe o ID da Venda e clique em “Buscar”: 

Ao informar o ID da venda, o Artemis5 carregará todos os itens da venda e você poderá informar quais itens poderá devolver. Caso vá devolver apenas um item, clique em “Remover Item” para remover os itens que não irá devolver. 

Em “Qtd. Dev..” informe quantos itens referentes ao pedido irá devolver. É possível realizar várias devoluções de uma mesma venda até finalizar todos os itens. Exemplificando: 

Um cliente comprou 5 unidades de um item. É possível criar 5 devoluções (considerando que ele devolveu um item por dia, por exemplo). 

Em “Motivo da Devolução”, informe o motivo da devolução e clique em “Lançar Devolução”. 

Obs: Em “Data de Validade”, coloque a data: 12/2099. 

Após gerar a devolução, o crédito referente a devolução ficará registrado na conta do usuário, podendo ser utilizado como “vale trocas” na forma de pagamento ao realizar um novo pedido. 

Para aprender a utilizar um vale trocas, clique aqui