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Como realizar uma venda ou um orçamento no PDV – modo loja?

O PDV – Modo Loja no Artemis5 é uma funcionalidade projetada especificamente para agilizar as vendas que são concluídas no momento da compra, sem a necessidade de aprovação financeira ou processos de expedição adicionais. É uma opção ideal para transações rápidas e diretas.

Para garantir o uso correto do PDV no modo loja, é importante que o usuário tenha as permissões adequadas configuradas no sistema. Isso garante que apenas pessoas autorizadas possam acessar e utilizar o terminal de atendimento. Além disso, é necessário que o Terminal de Atendimento esteja configurado corretamente, garantindo que todos os recursos necessários estejam disponíveis durante o processo de venda.

Caso o usuário ainda não esteja cadastrado na plataforma, clique aqui e veja como cadastrá-lo;

Caso o usuário já esteja cadastrado na plataforma mas ele não possua as permissões necessárias, clique aqui e saiba mais sobre as permissões;

Caso o usuário já esteja devidamente cadastrado, clique aqui e veja como configurar um Terminal de Atendimento. 

Depois que todos os procedimentos acima citados forem realizados, é o momento de abrir o caixa. 


Para isso, acesse a plataforma utilizando o login e senha cadastrados e, caso tenha acesso a mais de um estabelecimento, selecione o estabelecimento desejado. 

Na tela acima, clique em “Abrir Caixa” e informe o valor disponibilizado para troco, qual a conta de origem e clique em “Abrir PDV”. Por exemplo: 

Para iniciar uma nova venda, é possível identificar o cliente ou então, realizar uma venda sem a necessidade de identificação (para casos de orçamento, é obrigatório a identificação do cliente). 

Para realizar uma venda identificando o cliente, clique no botão apontado pela seta e selecione o cliente. Explicaremos o significado dos botões da barra superior ao final do tutorial: 

Após selecionar o cliente, clique em “Nova Venda (Modo Loja)”. Para informações sobre venda (Modo depósito), clique aqui.

ATENÇÃO: Todas as informações e funções a seguir podem variar de acordo com as configurações do seu estabelecimento e as permissões que seu usuário possua. Caso algum campo não seja exibido para você, verifique com um superior ou entre em contato com nosso suporte técnico. 

Para realizar uma venda sem vincular o cliente, basta clicar em “Nova Venda (Modo Loja)” com o campo “Cliente” em branco. 

A tela a seguir parte do princípio que nem todo operador de caixa é um vendedor. Então, esse lembrete é para lembrar o operador de caixa de alterar o vendedor a cada registro de venda, visto que, se não fizer a alteração, todas as vendas sairão em nome do operador:

Caso selecione sim, uma tela com a lista de usuários será exibida. Basta selecionar o vendedor desejado clicando em “Selecionar”: 

Perceba que o nome do vendedor foi alterado para o nome escolhido: 

REGISTRANDO UMA VENDA

Após trocar (ou não) o vendedor, a tela para iniciar uma venda será exibida: 

  • Aba Produtos (número 1): É o local onde toda a transação é realizada. Os produtos são escolhidos, o cliente é vinculado à venda, os descontos são aplicados e a venda é realizada; 
  • Dados do Cliente (número 2): É possível vincular um cliente à esta venda. Para isso, clique no botão identificado pelo número 3 e busque pelo cliente desejado. Esta opção é facultativa. Não vincular um cliente à venda não impedirá que a mesma seja concretizada. Caso um cliente seja vinculado à venda, ao clicar em “Dados do Cliente” é possível conferir os dados do cliente, bem como editar alguma informação necessária.

Para buscar um cliente utilizando a tela a seguir, basta inserir seu nome ou seu CPF (só números, sem ponto ou traço) no campo “Selecionar cliente”: 

  • Cliente (número 3): Para vincular um cliente à venda, clique sobre o botão número 3 e, sem seguida, selecione o cliente: 

Obs: Para remover a seleção do cliente, basta clicar sobre o retângulo “Cliente” e clicar no “x”: 

  • Produto (número 4): Caso não tenha o produto em mãos, é possível realizar a busca por um produto de duas maneiras: inserindo o nome do produto no retângulo ou clicando no botão de busca.

Caso o auto complete esteja ativado, basta iniciar a inserção do nome do produto que as opções correspondentes são exibidas no decorrer do preenchimento. Ao inserir o nome do produto no retângulo, a coluna de “Disponibilidade de Estoque” não é exibida e a quantidade desejada só é informada no carrinho de compras: 

Após localizar o produto, basta clicar sobre ele para inserir no carrinho. 

Ao clicar no botão de busca (número 4), deve-se inserir o nome do produto para buscá-lo. Caso o auto complete esteja ativado, basta iniciar a inserção do nome do produto que as opções correspondentes são exibidas no decorrer do preenchimento. Nesta opção, a coluna de “Disponibilidade de Estoque” é exibida e é possível inserir a quantidade desejada no campo “Qtd”. Após informar a quantidade, basta clicar no botão verde, na lateral direita para inserir o produto no carrinho: 

Após selecionar os produtos desejados, o carrinho estará formado: 

Obs: Caso tenha o produto em mãos, basta clicar em “Pesquisa por Código de Barras” e informar  o código de barras do produto. Ele será inserido no carrinho. 

  • Mostrar Custo (número 7): Ao selecionar essa opção, é exibida uma coluna com o preço de custo dos produtos: 
  • Ordenar (número 8): Ao selecionar essa opção, as colunas “ID Produto”, “Fabricante”, “Tamanho” e “Sabor/Cor” são exibidos: 
  • Selecione a Margem (número 9): Ao clicar neste campo, é possível selecionar qual será a tabela de preço aplicada para esta venda: 

Também é possível definir qual será a margem de preço de forma individual, por produto.

Para mais informações sobre tabelas de preço, clique aqui.  

  • Venda Bonificada (número 10): Utilizado em situações onde a venda será totalmente bonificada, ou seja, a venda ficará com os valores zerados e o estoque será descontado normalmente. Para isso, será necessário clicar neste campo antes de inserir os produtos no carrinho.
  • Venda Brinde (número 11): Em casos onde os produtos daquela venda são utilizados para consumo próprio (seja de um sócio, por exemplo), a quantidade de itens são descontados do estoque e valor referente à venda ficará pendente no fechamento do caixa. 
  • Venda Mostruário (número 12): Utilizado em situações onde os produtos daquela venda foram utilizados para compor os mostruários de uma loja, por exemplo. Neste caso, o estoque é descontado e o valor referente à venda ficará pendente no fechamento do caixa. 
  • Venda Atacado/Distribuição (número 13): A função desse checkbox é sinalizar se a venda é uma venda atacado/distribuição. 

DESCONTO

Há duas formas de aplicar um desconto sobre uma venda: Individual (produto a produto) ou na venda inteira:

Para aplicar desconto “Individual”, no produto desejado, clique no checkbox localizado na coluna “Desconto”. Irão abrir dois campos: “%” e “R$”. O número inserido em porcentagem calcula, automaticamente, qual será o desconto em reais no produto. Caso insira um valor em reais, será calculado qual a porcentagem referente a esse desconto.

Por exemplo:

Foi aplicado um desconto de 50% neste produto. Automaticamente a plataforma já calculou qual o valor do desconto em reais e informou na coluna ao lado: 

Para aplicar um desconto sobre a venda toda, basta informar o desconto nos campos à esquerda: “Desconto Aplicado”. Neste caso, basta inserir o valor em reais na linha “R$” ou a porcentagem do desconto na linha “%” e clicar no botão de confirmação: 

Caso a venda já possua um desconto nos produtos individuais, será exibido uma mensagem perguntando se deseja “Acrescentar o novo desconto ao desconto já existente”. Ao selecionar “Sim”, os descontos serão somados. 

Para inserir alguma observação interna sobre a venda, basta utilizar o campo “Observação”. Esta informação não será exibida para o cliente. 

Após finalizar a inserção de produtos no carrinho, é hora de finalizar a venda. 

O botão “Cancelar Venda” faz com que todas as informações em tela sejam limpas, ou seja, ele remove todos os produtos, descontos e cliente vinculados da venda; 

O botão “Verificar Venda” é utilizado para verificar se os produtos que estão no carrinho possuem estoque no momento da venda; 

O botão “Receber” direciona para a tela de pagamento; 

O botão “Orçamento” transforma a venda em um orçamento. Para mais informações sobre edição de orçamentos, clique aqui

MÉTODOS DE PAGAMENTO

Para selecionar quais serão os métodos de pagamento dessa venda, clique no botão “Receber”

As formas de pagamento deverão ser previamente configuradas. Para mais informações sobre as configurações do PDV, clique aqui

Para realizar um pagamento, basta selecionar a forma de pagamento utilizada. No caso acima, selecionamos “Cartão de Crédito”. 

É possível inserir mais de um método de pagamento por venda. Para isso, basta informar o valor a ser pago com o método 1, clicar em “Receber” (identificado pelo número 1) e selecionar o método 2. No exemplo abaixo selecionamos Cartão de Crédito e Dinheiro: 

Também é possível selecionar vincular um cliente à venda apenas nesse momento, clicando no botão identificado pelo número 2: 

Obs: Não é possível vincular um cliente no início da venda e, neste campo vincular outro. É necessário que apenas um cliente seja vinculado à venda. 

A data de lançamento é optativa. Caso o vendedor esteja realizando uma venda retroativa, é possível informar a data no campo identificado pelo número 3 da imagem acima. 

Assim como na aba “Produtos”,, caso haja necessidade de inserir alguma informação sobre esta venda, basta anotá-la em “Observação”. 

O botão “Cancelar Pagamento” (número 4) é utilizado para cancelar todos os pagamentos até então informados e voltar para a tela do carrinho de compras. 

Após finalizar todos os lançamentos financeiros, basta clicar em “Finalizar” (número 5). 

OUTRAS FUNÇÕES

No cabeçalho da tela de vendas, temos cinco botões: 

  • Monitor (número 1): Representa o status de comunicação com o Client instalado na máquina. 

Quando vermelho: significa que o Artemis5 não se comunicou com o servidor Web Socket; 

Quando amarelo: significa que o Artemis5 se comunicou com o servidor Websocket, mas não se comunicou com o Client; 

Quando verde: significa que o Artemis5 e o Cliente estão se comunicando corretamente. 

  • Trocar Vendedor (número 2): Utilizado para selecionar um vendedor ou alterar o vendedor da venda. Basta clicar no botão e selecioná-lo;
  • Mais Opções (número 3): Contém alguns campos importantes: 
  • Minhas Vendas: O usuário é redirecionado para o módulo de Vendas;
  • Reprocessar Cupom Fiscal: É possível reprocessar o cupom fiscal (quando SAT, há um limite de 30 minutos após a venda);
  • Cancelar Cupom Fiscal: É possível cancelar um cupom fiscal (quando SAT, há um limite de 30 minutos após a venda); 
  • Re-imprimir Cupom Não Fiscal: É possível re-imprimir um cupom não fiscal de uma venda já finalizada; 
  • Pagamento: O usuário é redirecionado para a tela de Pagamentos, onde é possível receber o pagamento de uma venda já finalizada (normalmente utilizado quando um cliente realiza uma compra em um dia e volta em outro para efetuar o pagamento);
  • Transferência: O usuário é redirecionado para o módulo de transferência; 
  • Novo Cliente: No modo representante, o usuário é redirecionado para a tela de dados do cliente; 
  • Fechamentos de Caixa: É um histórico de movimento de caixa do operador selecionado. É possível visualizar ou imprimir os fechamentos anteriores: 
  • Incluir Reforço: Utilizado para inserir troco no caixa. Informe o valor, a conta de origem, o plano de contas e alguma informação que achar necessária. É possível imprimir um comprovante de reforço clicando no checkbox abaixo de observação. Após preencher todos os campos, clique em “Aplicar Reforço”: 
  • Efetuar Sangria: Utilizado para retirar um valor do caixa.  Informe o valor, a conta de destino, o favorecido, o plano de contas e alguma informação que achar necessária. É possível imprimir um comprovante de sangria clicando no checkbox abaixo de observação. Após preencher todos os campos, clique em “Aplicar Sangria”:
  • Fechar Caixa: Utilizado para realizar o fechamento do caixa. Caso haja entrada em dinheiro, é necessário selecionar a conta de destino (o Artemis5 considera que todo o dinheiro será removido). Após informar a conta de destino, clique em Fechar PDV: 

Após clicar em “Fechar PDV”, é disponibilizado um “Relatório de Movimentação de Caixa” com todo o histórico de entrada e saída do movimento em questão. É possível imprimir ou exportar para o Excel: