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Como lançar um pagamento avulso?

A venda no modo depósito, também conhecida como “venda fiado”, permite que os clientes realizem pedidos e fiquem com um saldo devedor, que pode ser pago em um momento posterior. Essa funcionalidade está disponível apenas no PDV – Modo Loja, e seu uso pode ser configurado pela equipe de suporte do sistema, de acordo com as necessidades específicas de cada empreendimento.

Para utilizar o modo depósito, é necessário que o usuário do Artemis5 tenha as permissões adequadas para realizar vendas nesse formato. Além disso, o Terminal de Atendimento utilizado pelo usuário deve estar configurado corretamente para suportar esse tipo de transação.

Caso você esteja interessado em habilitar a funcionalidade de venda no modo depósito em seu empreendimento, é recomendado entrar em contato com a equipe de suporte do Artemis5 para obter assistência e orientações específicas sobre como configurar essa opção de negócio em seu sistema.

Depois de configurar o empreendimento para utilizar vendas no modo depósito, é a hora de configurar os usuários que irão operar as vendas.

Caso o usuário ainda não esteja cadastrado na plataforma, clique aqui e veja como cadastrá-lo;

Caso o usuário já esteja cadastrado na plataforma mas ele não possua as permissões necessárias, clique aqui e saiba mais sobre as permissões;

Caso o usuário já esteja devidamente cadastrado, clique aqui e veja como configurar um Terminal de Atendimento. 

Neste tutorial veremos como receber uma venda avulsa, ou seja, uma venda que foi realizada utilizando o modo depósito. 

Para que um pagamento avulso seja realizado, é necessário que o caixa esteja aberto. 


Para isso, acesse a plataforma utilizando o login e senha cadastrados e, caso tenha acesso a mais de um estabelecimento, selecione o estabelecimento desejado. 

Na tela acima, clique em “Abrir Caixa” e informe o valor disponibilizado para troco, qual a conta de origem e clique em “Abrir PDV”. Por exemplo: 

RECEBENDO UM PAGAMENTO AVULSO

Para receber uma venda depósito (pagamento avulso), na tela inicial do PDV, clique em: Mais Opções e selecione a opção “Pagamento”: 

Na tela de pagamentos, busque pelo nome do cliente desejado: 

Em “Saldo Devedor” será exibido o valor que o cliente está devendo no estabelecimento, ou seja, o valor que ele precisará pagar: 

Identificado o cliente e o saldo devedor, basta selecionar as formas de pagamento, que deverão ser previamente configuradas (Para mais informações sobre as configurações do PDV, clique aqui).

É possível utilizar mais de um método de pagamento para recebimento da venda. 

No exemplo abaixo, selecionamos “Dinheiro”, informamos o valor a ser pago e clicamos em “Receber”, em seguida, selecionamos “Cartão de Crédito”, informamos o valor a ser pago e clicamos em “Receber”. Os valores são registrados em “Recebidos”. 

Após finalizar todos os lançamentos financeiros, basta clicar em “Finalizar”

Observações:

  1. Ao clicar no botão “Cancelar Pagamento”, toda a transação é cancelada. 
  2. Caso o cliente realize um pagamento além do devido, ele ficará com saldo positivo: