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Como realizar uma venda ou um orçamento no PDV – modo representante?

O PDV – modo representante é especialmente projetado para atender às necessidades dos representantes comerciais que realizam vendas em atacados, distribuidoras ou geram orçamentos.

Para que um usuário do Artemis5 possa utilizar o PDV no modo representante, é necessário que ele tenha as permissões adequadas configuradas em seu perfil de acesso. Isso pode ser feito pelo administrador do sistema, que terá controle sobre quais recursos e funcionalidades serão disponibilizados para cada usuário. Essas permissões são configuradas para garantir que o representante tenha acesso apenas às funcionalidades relevantes para suas atividades de vendas.

Diferentemente do PDV – modo loja, no PDV – modo representante não é obrigatório abrir e fechar um caixa, já que as transações são realizadas de forma mais flexível e podem incluir a geração de orçamentos ou a venda de produtos em grande quantidade.

Caso o usuário ainda não esteja cadastrado na plataforma, clique aqui e veja como cadastrá-lo;

Caso o usuário já esteja cadastrado na plataforma mas ele não possua as permissões necessárias, clique aqui e saiba mais sobre as permissões;

Caso o usuário já esteja devidamente cadastrado, clique aqui e veja como configurar um Terminal de Atendimento. 

ATENÇÃO: Todas as informações e funções a seguir podem variar de acordo com as configurações do seu estabelecimento e as permissões que seu usuário possua. Caso algum campo não seja exibido para você, verifique com um superior ou entre em contato com nosso suporte técnico. 


ACESSANDO A PLATAFORMA 

Para acessar o PDV modo representante,no menu de módulos, clique em “Vendas” → “Frente de Caixa (PDV)”: 

Como informado, no PDV – modo representante as vendas são realizadas para atacados e distribuidoras, portanto, a identificação do cliente é obrigatória. 

Ao clicar em Frente de Caixa (PDV), a tela seguinte traz quatro abas, sendo: “Dados do Cliente”, “Produtos”, “Formas de Pagamento” e “Informações de Entrega”. Explicaremos o significado dos botões da barra superior ao final do tutorial: 

  • Dados do Cliente: É o campo de identificação do cliente. Caso um cliente não possua cadastro no Artemis5, é possível cadastrá-lo preenchendo os campos em branco: 

Observação: É possível determinar a quantidade de endereços adicionais que um cliente terá nas configurações do PDV.

Caso o cliente já possua cadastro no Artemis5, basta inserir seu nome ou seu CPF (só números, sem ponto ou traço) no campo “Selecionar cliente”:  

Insira o nome do cliente no campo de busca e, ao localizá-lo, clique em “Selecionar”: 

Após selecionar o cliente, confira se os dados estão atualizados. É possível analisar os dados estatísticos do cliente clicando neste campo: 

Após conferir todos os dados, clique na aba “Produtos” para inserir os produtos referente à venda. 

REGISTRANDO UMA VENDA

Após conferir todos os dados, clique na aba “Produtos” para inserir os produtos referente à venda:

  • Produtos (número 1): É o campo onde todos os produtos serão inseridos. 
  • Barra de Pesquisa (número 2): Caso não tenha o produto em mãos, é possível realizar a busca por um produto de duas maneiras: inserindo o nome do produto neste campo ou clicando no botão de busca (número 3).

Caso o auto complete esteja ativado, basta iniciar a inserção do nome do produto que as opções correspondentes são exibidas no decorrer do preenchimento. Nesta opção, a coluna de “Disponibilidade de Estoque” não é exibida e a quantidade desejada só é informada no carrinho de compras: 

Após localizar o produto, basta clicar sobre ele para inserir no carrinho. 

  • Botão de Busca (número 3): Ao clicar no botão de busca, deve-se inserir o nome do produto para buscá-lo. Caso o auto complete esteja ativado, basta iniciar a inserção do nome do produto que as opções correspondentes são exibidas no decorrer do preenchimento. Nesta opção, a coluna de “Disponibilidade de Estoque” é exibida e é possível inserir a quantidade desejada no campo “Qtd”. Após informar a quantidade, basta clicar no botão verde, na lateral direita para inserir o produto no carrinho: 

Após selecionar os produtos desejados, o carrinho estará formado. 

Obs: Caso tenha o produto em mãos, basta clicar em “Pesquisa por Código de Barras” e informar  o código de barras do produto. Ele será inserido no carrinho.

  • Mostrar Custo (número 4): Ao selecionar essa opção, é exibida uma coluna com o preço de custo dos produtos: 
  • Ordenar (número 5): Ao selecionar essa opção, as colunas “ID Produto”, “Fabricante”, “Tamanho” e “Sabor/Cor” são exibidos: 
  • Selecione a Margem (número 6): Ao clicar neste campo, é possível selecionar qual será a tabela de preço aplicada para esta venda. Ao clicar sobre a tabela escolhida, os valores são alterados diretamente no carrinho: 

Para mais informações sobre tabelas de preço, clique aqui.

  • Venda Bonificada (número 7): Utilizado em situações onde a venda será totalmente bonificada, ou seja, a venda ficará com os valores zerados e o estoque será descontado normalmente. Para isso, será necessário clicar neste campo antes de inserir os produtos no carrinho.
  • Venda Brinde (número 8): Em casos onde os produtos daquela venda são utilizados para consumo próprio (seja de um sócio, por exemplo), a quantidade de itens são descontados do estoque e valor referente à venda ficará pendente no fechamento do caixa. 
  • Venda Mostruário (número 9): Utilizado em situações onde os produtos daquela venda foram utilizados para compor os mostruários de uma loja, por exemplo. Neste caso, o estoque é descontado e o valor referente à venda ficará pendente no fechamento do caixa. 
  • Venda Atacado/Distribuição (número 10): A função desse checkbox é sinalizar se a venda é uma venda atacado/distribuição. 

DESCONTOS

Há duas formas de aplicar um desconto sobre uma venda: Individual (produto a produto) ou na venda inteira:

Para aplicar desconto “Individual”, no produto desejado, clique no checkbox localizado na coluna “Desconto”. Irão abrir dois campos: “%” e “R$”. O número inserido em porcentagem calcula, automaticamente, qual será o desconto em reais no produto. Caso insira um valor em reais, será calculado qual a porcentagem referente a esse desconto.

Por exemplo:

Foi aplicado um desconto de 50% neste produto. Automaticamente a plataforma já calculou qual o valor do desconto em reais e informou na coluna ao lado: 

Para aplicar um desconto sobre a venda toda, basta informar o desconto nos campos à esquerda: “Desconto Aplicado”. Neste caso, basta inserir o valor em reais na linha “R$” ou a porcentagem do desconto na linha “%” e clicar no botão de confirmação: 

Caso a venda já possua um desconto nos produtos individuais, será exibido uma mensagem perguntando se deseja “Acrescentar o novo desconto ao desconto já existente”. Ao selecionar “Sim”, os descontos serão somados. 

Para inserir alguma observação interna sobre a venda, basta utilizar o campo “Observação”. Esta informação não será exibida para o cliente. 

Após finalizar a inserção de produtos no carrinho, é hora informar quais serão as formas de pagamento e as informações de entrega da venda.

Caso essa venda seja um orçamento, basta clicar em “Rascunho”. O orçamento é gerado e as formas de envio e pagamento não precisarão ser preenchidas. Para mais informações sobre edição de orçamentos, clique aqui

FORMAS DE PAGAMENTO 

As formas de pagamento deverão ser previamente configuradas no PDV. Para mais informações sobre as configurações do PDV, clique aqui

Ainda no PDV, clique na aba “Formas de Pagamento”:

O saldo devedor é utilizado para estabelecimentos com a permissão de venda depósito. Para mais informações, clique aqui

Para realizar um pagamento, basta selecionar a forma de pagamento utilizada. É possível inserir mais de um método de pagamento por venda. Para isso, basta selecionar o primeiro método, informar o primeiro valor a ser pago e clicar em “Receber”. Depois, selecione o método seguinte e repita a operação. No exemplo abaixo, selecionamos “Cartão de Crédito”, “Transferência Bancária/PIX” e “Cartão de Débito”: 

 Caso o cliente não tenha sido vinculado à venda no início do processo ou caso queira alterar o cliente vinculado, é possível realizar estes procedimentos na tela de pagamento.

Para remover um cliente vinculado, basta clicar no “x” ao lado do nome do cliente (número 2) e selecionar um novo cliente (seja clicando no retângulo e digitando o nome dele) ou clicando no botão de busca (número 3). 

Obs: Não é possível vincular um cliente no início da venda e, neste campo vincular outro. É necessário que apenas um cliente seja vinculado à venda. 

A data de lançamento é optativa. Caso o vendedor esteja realizando uma venda retroativa, é possível informar a data no campo identificado pelo número 4.

Assim como na aba “Produtos”, caso haja necessidade de inserir alguma informação sobre esta venda, basta anotá-la em “Observação”. 

INFORMAÇÕES DE ENTREGA

Clique na aba “Informações de Entrega” e selecione as opções de entrega da venda realizada: 

  • Formas de Entrega: As Formas de Entrega deverão ser previamente cadastradas no PDV; 
  • Condição de Entrega: CIF (Cost, Insurance and Freight – significa que o frete e o seguro são pagos pelo fornecedor) ou FOB (Free On Board – significa que o frete e o seguro são pagos pelo cliente);
  • Endereço de Entrega: Caso o cliente possua mais e um endereço de entrega cadastrado, é possível determinar qual será o utilizado; 
  • UTM Source: Utilizado para informar qual foi a fonte da venda. 
  • NFe? Este campo é utilizado para sinalizar ao financeiro se essa venda terá emissão de Nota Fiscal. 

Após finalizar, basta gerar o pedido. 

O botão “Cancelar Venda” faz com que todas as informações em tela sejam limpas, ou seja, ele remove todos os produtos, descontos e cliente vinculados da venda; 

O botão “Verificar Venda” é utilizado para verificar se os produtos que estão no carrinho possuem estoque no momento da venda; 

O botão “Orçamento” transforma a venda em um orçamento. Para mais informações sobre edição de orçamentos, clique aqui

O botão “Gerar Pedido” finaliza a venda, gerando um pedido. 

Observação: Nas configurações do empreendimento é possível determinar que cada botão deste (Rascunho e Gerar Pedido) envie o pedido para um status diferente. 

OUTRAS FUNÇÕES 

No cabeçalho da tela de vendas, temos dois botões: 

  • Trocar Vendedor: Permite trocar o vendedor que está lançando a venda;; 
  • Mais Opções: Contém alguns campos importantes: 
  • Minhas Vendas: O usuário é redirecionado para o módulo de Vendas;
  • Transferência: O usuário é redirecionado para o módulo de transferência;
  • Novo Cliente: No modo representante, o usuário é redirecionado para a tela de dados do cliente.