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Como realizar uma venda no modo depósito?

A venda no modo depósito, também conhecida como “venda fiado”, permite que os clientes realizem pedidos e fiquem com um saldo devedor, que pode ser pago em um momento posterior. Essa funcionalidade está disponível apenas no PDV – Modo Loja, e seu uso pode ser configurado pela equipe de suporte do sistema, de acordo com as necessidades específicas de cada empreendimento.

Para utilizar o modo depósito, é necessário que o usuário do Artemis5 tenha as permissões adequadas para realizar vendas nesse formato. Além disso, o Terminal de Atendimento utilizado pelo usuário deve estar configurado corretamente para suportar esse tipo de transação.

Caso você esteja interessado em habilitar a funcionalidade de venda no modo depósito em seu empreendimento, é recomendado entrar em contato com a equipe de suporte do Artemis5 para obter assistência e orientações específicas sobre como configurar essa opção de negócio em seu sistema.

Depois de configurar o empreendimento para utilizar vendas no modo depósito, é a hora de configurar os usuários que irão operar as vendas.

Caso o usuário ainda não esteja cadastrado na plataforma, clique aqui e veja como cadastrá-lo;

Caso o usuário já esteja cadastrado na plataforma mas ele não possua as permissões necessárias, clique aqui e saiba mais sobre as permissões;

Caso o usuário já esteja devidamente cadastrado, clique aqui e veja como configurar um Terminal de Atendimento. 

Depois que todos os procedimentos acima citados forem realizados, é o momento de abrir o caixa. 


Para isso, acesse a plataforma utilizando o login e senha cadastrados e, caso tenha acesso a mais de um estabelecimento, selecione o estabelecimento desejado. 

Na tela acima, clique em “Abrir Caixa” e informe o valor disponibilizado para troco, qual a conta de origem e clique em “Abrir PDV”. Por exemplo: 

Para iniciar uma nova venda no modo depósito é obrigatório a identificação do cliente, visto que o saldo devedor ficará vinculado ao cadastro dele. 

É possível realizar a identificação no início da venda, na tela de “Produtos” ou no momento em que o cliente for realizar o pagamento. 

Para identificar o cliente no início da venda, clique no botão apontado pela seta e selecione o cliente. Explicaremos o significado dos botões da barra superior ao final do tutorial: 

Após selecionar o cliente, clique em “Nova Venda (Modo Depósito)”. Para informações sobre Venda (Modo loja), clique aqui.

ATENÇÃO: Todas as informações e funções a seguir podem variar de acordo com as configurações do seu estabelecimento e as permissões que seu usuário possua. Caso algum campo não seja exibido para você, verifique com um superior ou entre em contato com nosso suporte técnico. 

Para realizar uma venda vinculando o cliente no momento do pagamento, basta clicar em “Nova Venda (Modo Depósito)” com o campo “Cliente” em branco. 

A tela a seguir parte do princípio que nem todo operador de caixa é um vendedor. Então, esse lembrete é para lembrar o operador de caixa de alterar o vendedor a cada registro de venda, visto que, se não fizer a alteração, todas as vendas sairão em nome do operador:

Caso selecione sim, uma tela com a lista de usuários será exibida. Basta selecionar o vendedor desejado clicando em “Selecionar”: 

Perceba que o nome do vendedor foi alterado para o nome escolhido: 

REGISTRANDO UMA VENDA

Após trocar (ou não) o vendedor, a tela para iniciar uma venda será exibida: 

  • Aba Produtos (número 1): É o local onde toda a transação é realizada. Os produtos são escolhidos, o cliente é vinculado à venda, os descontos são aplicados e a venda é realizada; 
  • Dados do Cliente (número 2): É possível vincular um cliente à esta venda. Para isso, clique no botão identificado pelo número 3 e busque pelo cliente desejado. Esta opção é facultativa. Não vincular um cliente à venda não impedirá que a mesma seja concretizada. Caso um cliente seja vinculado à venda, ao clicar em “Dados do Cliente” é possível conferir os dados do cliente, bem como editar alguma informação necessária: 
  • Cliente (número 3): Para vincular um cliente à venda, clique sobre o botão número 3 e, sem seguida, selecione o cliente: 

Obs: Para remover a seleção do cliente, basta clicar sobre o retângulo “Cliente” e clicar no “x”: 

  • Produto (número 4): Caso não tenha o produto em mãos, é possível realizar a busca por um produto de duas maneiras: inserindo o nome do produto no retângulo ou clicando no botão de busca.

Caso o auto complete esteja ativado, basta iniciar a inserção do nome do produto que as opções correspondentes são exibidas no decorrer do preenchimento. Ao inserir o nome do produto no retângulo, a coluna de “Disponibilidade de Estoque” não é exibida e a quantidade desejada só é informada no carrinho de compras: 

Após localizar o produto, basta clicar sobre ele para inserir no carrinho. 

Ao clicar no botão de busca (número 4), deve-se inserir o nome do produto para buscá-lo. Caso o auto complete esteja ativado, basta iniciar a inserção do nome do produto que as opções correspondentes são exibidas no decorrer do preenchimento. Nesta opção, a coluna de “Disponibilidade de Estoque” é exibida e é possível inserir a quantidade desejada no campo “Qtd”. Após informar a quantidade, basta clicar no botão verde, na lateral direita para inserir o produto no carrinho: 

Após selecionar os produtos desejados, o carrinho estará formado: 

Obs: Caso tenha o produto em mãos, basta clicar em “Pesquisa por Código de Barras” e informar  o código de barras do produto. Ele será inserido no carrinho. 

  • Mostrar Custo (número 7): Ao selecionar essa opção, é exibida uma coluna com o preço de custo dos produtos: 
  • Ordenar (número 8): Ao selecionar essa opção, as colunas “ID Produto”, “Fabricante”, “Tamanho” e “Sabor/Cor” são exibidos: 
  • Selecione a Margem (número 9): Ao clicar neste campo, é possível selecionar qual será a tabela de preço aplicada para esta venda: 

Também é possível definir qual será a margem de preço de forma individual, por produto. 

Para mais informações sobre tabelas de preço, clique aqui.

  • Venda Bonificada (número 10): Utilizado em situações onde a venda será totalmente bonificada, ou seja, a venda ficará com os valores zerados e o estoque será descontado normalmente. Para isso, será necessário clicar neste campo antes de inserir os produtos no carrinho.
  • Venda Brinde (número 11): Em casos onde os produtos daquela venda são utilizados para consumo próprio (seja de um sócio, por exemplo), a quantidade de itens são descontados do estoque e valor referente à venda ficará pendente no fechamento do caixa. 
  • Venda Mostruário (número 12): Utilizado em situações onde os produtos daquela venda foram utilizados para compor os mostruários de uma loja, por exemplo. Neste caso, o estoque é descontado e o valor referente à venda ficará pendente no fechamento do caixa. 
  • Venda Atacado/Distribuição (número 13): A função desse checkbox é sinalizar se a venda é uma venda atacado/distribuição. 

DESCONTOS

Há duas formas de aplicar um desconto sobre uma venda: Individual, por produto ou na venda toda. 

Para aplicar desconto “Individual”, no produto desejado, clique no checkbox localizado na coluna “Desconto”. Irão abrir dois campos: “%” e “R$”. O número inserido em porcentagem calcula, automaticamente, qual será o desconto em reais no produto. Caso insira um valor em reais, será calculado qual a porcentagem referente a esse desconto.

Por exemplo:

Foi aplicado um desconto de 50% neste produto. Automaticamente a plataforma já calculou qual o valor do desconto em reais e informou na coluna ao lado: 

Para aplicar um desconto sobre a venda toda, basta informar o desconto nos campos à esquerda: “Desconto Aplicado”. Neste caso, basta inserir o valor em reais na linha “R$” ou a porcentagem do desconto na linha “%” e clicar no botão de confirmação: 

Caso a venda já possua um desconto nos produtos individuais, será exibido uma mensagem perguntando se deseja “Acrescentar o novo desconto ao desconto já existente”. Ao selecionar “Sim”, os descontos serão somados. 

Para inserir alguma observação interna sobre a venda, basta utilizar o campo “Observação”. Esta informação não será exibida para o cliente. 

Após finalizar a inserção de produtos no carrinho, é hora de finalizar a venda. 

O botão “Cancelar Venda” faz com que todas as informações em tela sejam limpas, ou seja, ele remove todos os produtos, descontos e cliente vinculados da venda; 

O botão “Verificar Venda” é utilizado para verificar se os produtos que estão no carrinho possuem estoque no momento da venda; 

O botão “Receber” direciona para a tela de pagamento; 

O botão “Orçamento” transforma a venda em um orçamento. Para mais informações sobre edição de orçamentos, clique aqui

METODOS DE PAGAMENTO

Como essa venda não terá um pagamento atrelado à ela, ao clicar em “Receber”, você será redirecionado para a tela de Pagamentos.

Caso não tenha vinculado um cliente à venda, será necessário vinculá-lo clicando em “Cliente”: 

Após informar o cliente, basta clicar em “Finalizar”. A venda será finalizada e o cliente ficará com saldo devedor: 

OUTRAS FUNÇÕES

No cabeçalho da tela de vendas, temos cinco botões: 

  • Monitor (número 1): Representa o status de comunicação com o Client instalado na máquina. 

Quando vermelho: significa que o Artemis5 não se comunicou com o servidor Web Socket; 

Quando amarelo: significa que o Artemis5 se comunicou com o servidor Websocket, mas não se comunicou com o Client; 

Quando verde: significa que o Artemis5 e o Cliente estão se comunicando corretamente. 

  • Trocar Vendedor (número 2): Utilizado para selecionar um vendedor ou alterar o vendedor da venda. Basta clicar no botão e selecioná-lo;
  • Mais Opções (número 3): Contém alguns campos importantes: 
  • Minhas Vendas: O usuário é redirecionado para o módulo de Vendas;
  • Reprocessar Cupom Fiscal: É possível reprocessar o cupom fiscal (quando SAT, há um limite de 30 minutos após a venda);
  • Cancelar Cupom Fiscal: É possível cancelar um cupom fiscal (quando SAT, há um limite de 30 minutos após a venda); 
  • Re-imprimir Cupom Não Fiscal: É possível re-imprimir um cupom não fiscal de uma venda já finalizada; 
  • Pagamento: O usuário é redirecionado para a tela de Pagamentos, onde é possível receber o pagamento de uma venda já finalizada (normalmente utilizado em vendas depósito, quando um cliente realiza uma compra em um dia e volta em outro para efetuar o pagamento);
  • Transferência: O usuário é redirecionado para o módulo de transferência; 
  • Novo Cliente: No modo representante, o usuário é redirecionado para a tela de dados do cliente; 
  • Fechamentos de Caixa: É um histórico de movimento de caixa do operador selecionado. É possível visualizar ou imprimir os fechamentos anteriores: 
  • Incluir Reforço: Utilizado para inserir troco no caixa. Informe o valor, a conta de origem, o plano de contas e alguma informação que achar necessária. É possível imprimir um comprovante de reforço clicando no checkbox abaixo de observação. Após preencher todos os campos, clique em “Aplicar Reforço”: 
  • Efetuar Sangria: Utilizado para retirar um valor do caixa.  Informe o valor, a conta de destino, o favorecido, o plano de contas e alguma informação que achar necessária. É possível imprimir um comprovante de sangria clicando no checkbox abaixo de observação. Após preencher todos os campos, clique em “Aplicar Sangria”:
  • Fechar Caixa: Utilizado para realizar o fechamento do caixa. Caso haja entrada em dinheiro, é necessário selecionar a conta de destino (o Artemis5 considera que todo o dinheiro será removido). Após informar a conta de destino, clique em Fechar PDV: 

Após clicar em “Fechar PDV”, é disponibilizado um “Relatório de Movimentação de Caixa” com todo o histórico de entrada e saída do movimento em questão. É possível imprimir ou exportar para o Excel: