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Curva ABC

A Curva ABC é uma ferramenta de análise que tem como objetivo identificar e classificar os produtos mais importantes de uma empresa com base em critérios como quantidade vendida, valor de vendas ou uma combinação dos dois. Além disso, o relatório oferece a opção de filtrar os resultados por fabricante, categoria ou produto específico.

Através da Curva ABC, é possível visualizar de forma clara e objetiva quais produtos têm maior relevância para o negócio. Isso auxilia a empresa a direcionar seus esforços de gestão e estratégias de vendas, concentrando-se nos itens que representam a maior parcela de volume ou receita.

Para mais informações sobre as configurações deste relatório, clique aqui


Para gerar um relatório de Curva ABC, na barra de menus, clique em: Relatórios → Relatórios Padrão: 

Na coluna “Relatórios Financeiros”, clique em “Curvas ABC”:

Com a ajuda dos filtros, selecione a melhor combinação para o relatório desejado. Lembrando que é obrigatório o preenchimento de todos os campos:

  • Data Inicial: Selecione a Data Inicial do relatório;
  • Data Final: Selecione a Data Final do relatório;
  • Filtrar Por:  Selecione qual será o filtro utilizado para seleção dos produtos: Fabricante, Categoria ou Produto;
  • Ordenar Por: : Selecione como será ordenado os dados do relatório: Quantidade, Valor ou Ambos; 

Na linha abaixo, com base no filtro escolhido, informe três parâmetros para comparação (opcional). . 

Exemplo 1: 

No exemplo abaixo, informamos a “Data Inicial” e “Data Final”, filtramos por “Fabricante” e ordenamos por “Quantidade”:

Após selecionar os filtros desejado, basta clicar em “Aplicar Filtros” e o relatório será gerado como todos os fabricantes logo abaixo:

Observação: Por se tratar de um relatório com dados reais, omitimos os detalhes.

Exemplo 2: 

No exemplo abaixo, informamos a “Data Inicial” e “Data Final”, filtramos por “Produto” e ordenamos por “Valor”:

Após selecionar os filtros desejados, basta clicar em “Aplicar Filtros” e o relatório será gerado: 

Observação: Por se tratar de um relatório com dados reais, omitimos os detalhes.

Explicação: 

Se configurado nesta disposição abaixo exemplificada, o relatório, ao ser gerado, trará as seguinte representação: 

Classe A: Os produtos da Classe A são aqueles de maior importância para o negócio. Eles compõem 20% dos itens da empresa e são responsáveis por 80% da receita em vendas, sendo as mercadorias que devem ser priorizadas na gestão de estoque,

Classe B: Essa classe é composta por produtos com uma importância intermediária para o empreendimento. Eles correspondem a uma média de 30% dos itens e 15% do valor do estoque. Sendo assim, são mercadorias que não demandam um controle tão rígido como os da classe A, mas que devem ser acompanhadas regularmente, sendo recomendado manter um estoque de segurança.

Classe C: Os itens da Classe C, por sua vez, são os de menor importância, representando 50% dos produtos e somente 5% do valor do estoque. Eles têm uma demanda mais baixa no mercado e trazem um menor retorno financeiro.